sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Grandes Batalhas dos Quadrinhos: Super-homem versus Capitão Marvel, 2ª Parte

Em 1978, na revista All-New Collectors' Edition #C-58, há um dos combates mais longos entre Superman e Capitão Marvel, e um dos poucos realmente conclusivos.


Com história de Gerry Conway, e arte de Rich Buckler e Dick Giordano, os dois heróis mais poderosos dos quadrinhos se enfrentam em razão de um plano do feiticeiro chamado Karmang. Karmang planeja destruir a Terra-1 (lar do Superman) e a Terra-S (lar do Capitão) e, para tanto, é necessário antes destruir os dois heróis. E que maneira melhor senão jogando-os um contra o outro? Com a ajuda de Adão Negro e da entidade conhecida como Quarrmer – que havia tirado uma parcela dos poderes do Super-homem, na edição 234 e ss. de “Superman” (1971) – Karmang consegue corromper o Super-homem e Capitão Marvel... e a luta entre os dois tem início, na Terra-1. E que surra leva o pobre Capitão Marvel! Nesta história, a superioridade do Superman é tão notória, que até mesmo o “super-sopro” chega a jogar Marvel a alguns metros. Em outro momento, uma “simples” explosão sônica provocada pelo grito do Super-homem consegue afetar o Capitão Marvel. Como última alternativa, Marvel chega a cogitar aplicar o truque do raio mágico sobre o Superman. O mago Shazam então intervém no pensamento de Marvel, e diz que é necessário que a luta continue. Finalmente, Superman ataca Marvel com extrema brutalidade, e Marvel cai desacordado. Ao ver Marvel aparentemente morto, Super-homem cai em desespero e sua sanidade retorna. Então os dois heróis se juntam contra o verdadeiro inimigo.



A desculpa criada por Gerry Conway para a vergonhosa surra do Capitão Marvel, é que este último ficaria enfraquecido na Terra-1. 


Outra luta marcante aconteceria em 1984, no título “All-Star Squadron”, n. 36 e n. 37.



Só que aqui o Capitão Marvel enfrentaria o Super-homem da “Terra Paralela”, pertencente à Sociedade da Justiça da América, e atuante em plena segunda guerra mundial. Nesta história – escrita por Roy Thomas – o Capitão Marvel é tirado da Terra-S pelo próprio Adolf Hitler, graças à sua tecnologia nazista. Marvel é separado de Billy Batson, e se torna um super soldado nazista. No primeiro encontro entre Superman e Capitão Marvel, este último sai vitorioso. Os dois trocam golpes ao longo de 3 páginas e, por fim, Marvel aplica um soco extremamente poderoso que deixa Superman tonto, no chão. Embora ele não tenha ficado completamente desacordado, a vitória foi claramente do Capitão Marvel.

O choque foi tamanho para o Super-homem, que ele passou boa parte da edição seguinte (# 37) meio perturbado. Mas já na edição 37 os dois se enfrentariam novamente – embora de maneira mais breve – e dessa vez para salvar a sede do parlamento inglês. Capitão Marvel fora enviado por Hitler para que jogasse uma bomba extremamente letal sobre o parlamento inglês, mas Superman chega a tempo para interceptá-lo. Contudo, muito traiçoeiramente, Marvel dá um ponta pé na bomba antes da luta começar; assim, a bomba segue velozmente em direção ao parlamento. Superman então age rápido: aplica um soco em Marvel (que, a julgar pela fala do Super-homem – “pasted him one...” – fica temporariamente fora de combate) e voa para deter a bomba. Com a ajuda do Lanterna Verde (Alan Scott) e da Mulher-Maravilha, ele consegue explodir a bomba antes que ela detone o parlamento, impedindo, assim, a concretização do plano de Hitler. 


No entanto, esta vitória do Superman foi extremamente tímida se comparada àquela do Capitão Marvel, registrada na edição anterior. Obviamente, o domínio de Hitler sobre o Capitão Marvel não dura muito, e ele logo se une à Sociedade da Justiça para lutar contra os nazistas.

6 comentários:

  1. Olha, o Superman não venceu o Capitão Marvel no All-Star Squadron #37. O que aconteceu é que o Marvel joga a bomba na cidade e o Superman o golpeia e vai atrás da bomba e então ela explode, logo em seguida o Marvel vai atrás do Superman.

    ResponderExcluir
  2. No All New Collectors Edition #C-58 o Marvel apanha do Superman porque seus poderes estão reduzidos na Terra 1 e é onde o combate acontece e isso é dito pelo mago Shazam. O Superman foi enfraquecido em 1971, mas o Marvel quando foi para a DC em 1973 também foi enfraquecido (isso aparece no Shazam #1 de 73) ou você acha que ele ficaria mais poderoso que o Superman? Esse negócio de dizer que o Marvel nunca enfrentou o full Superman é balela, pois o Superman também nunca enfrentou o Marvel full. O Marvel quando era da Fawcett movia estrelas e planetas, destruía planetas e meteoros no soco, derrotava deuses, era imune a tudo e etc, tudo que o Superman fez nos anos 60 o Marvel fez primeiro. Isso porque muito do conceito do Capitão Marvel foi introduzido no Superman depois do famoso processo da DC contra a Fawcett. Otto Binder e Kurt Schaffenberger trabalharam primeiro na Fawcett depois na DC e a DC querendo conquistar os fãs do Marvel que estavam órfãos começaram a introduzir conceitos da família Marvel no Superman. O Capitão Marvel tinha a sabedoria de Salomão (1940) e o Superman ganhou super intelecto (anos 60), Marvel tinha a irmã poderosa Mary Marvel (1942) e o Superman ganhou a prima Supergirl (1959), O Marvel tinha o vilão com os seus mesmos poderes Black Adam (1945) e o Superman teve o Bizarro (1958), o Marvel teve o Capitão Marvel jr (1941) e o Superman o Superboy (1945, mas segundo alguns era um conceito mais antigo), o Marvel tinha a Rocha da Eternidade (1940) e o Superman a Fortaleza da Solidão (1958), o Marvel teve o Hoppy o coelho Marvel (1942) e o Superman o Krypto (1955). O Capitão Marvel foi o primeiro escoteiro das hqs, o Superman era mais rude e matava os inimigos e isso foi transferido depois pro Superman. No fim o Capitão Marvel que foi inspirado no Superman serviu de inspiração para o homem de aço. Eu tenho a opinião que ambos possuem a mesma força, mas a DC sempre colocará o Superman acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É realmente uma pena que você não tenha apresentado um nome ou um pseudônimo, porque gostei muito de seus comentários. Quando tiver tempo, procurarei pesquisar melhor o número 1 de Shazam, de 73, bem como sua declaração de que "tudo que Superman fez nos anos 60, o Marvel fez primeiro". É que eu já li várias HQ's do Marvel dos anos 40, e embora suas histórias tenham um tom bem mais surreal que as histórias do Superman daquela época, no entanto eu nunca o vi realizando coisas como mover fileiras inteiras de planetas, como o Superman costumava fazer nos anos 60. Quanto ao fato de que muitos conceitos do Marvel foram mais tarde absorvidos pelo Superman, você está correto (eu poderia acrescentar o fato de que o Silvana é anterior ao Lex Luthor!). O que na minha opinião foi um pouco ruim, pois, pessoalmente, eu odeio coisas como Superboy ou Supergirl (embora goste do Kripto). O poder do super-intelecto pode ter aparecido nominalmente nos anos 60 (eu teria que investigar melhor isso) mas é fato que o Superman, desde sua criação em 1938, já era retratado como possuidor de grande inteligência. Quanto à Fortaleza da Solidão, há fontes que afirmam que ela foi citada pela primeira vez em Superman 58, de 1949. De qualquer forma, a grande inspiração não foi a Rocha da Eternidade, mas o esconderijo homônimo do personagem Doc Savage, dos anos 30. Abraços, e abrigado pelos comentários!

      Excluir
    2. Olá Rogério eu sou o "anônimo", então, nos anos 40 quando a National Comics Publications (atual DC) processou a Fawcett Publications por plágio, a Fawcett começou a si distanciar das hqs do Superman. O Capitão Marvel passou pouco a pouco a si tornar um herói "cósmico" (muitas das suas aventuras se passam no espaço, futuro, ou em outras dimensões). O Capitão Marvel nos anos 40 rebocava e destruía estrelas ou planetas sem esforço assim como Mary Marvel (Marvel Family 28) e Capitão Marvel Jr (Captain Marvel Jr 93 e 95). Numa das suas aventuras o Capitão Marvel impede uma chuva de meteoros de destruir um sistema planetário jogando uma gigantesca estrela morta para colidir com os meteoros (Captain Marvel Adventures 98). Noutra aventura a família Marvel reorganiza uma Galáxia (Marvel Family 61). Noutra o Capitão Marvel Jr salva uma Galáxia da destruição (Marvel Family 68). O Capitão Marvel recolocava planetas em orbita ou os tirava da orbita (Captain Marvel Adventures 28, 95, 97, 145). O Capitão Marvel aguentou uma bomba 16 milhões de vezes pior que a bomba atômica sem esforço algum (Whiz Comics 104). Ele sobrevivia a explosão de planetas na cara (Captain Marvel Adventures 71). Ele resistia a radiação (Captain Marvel Adventures 111 e 148), zero absoluto (Marvel Family 21), raio desintegrador (Whiz Comics 135), bomba atômica (Marvel Family 7, Whiz Comics 150), raios cósmicos (Marvel Family 55), calor extremo de um sol (Marvel Family 55 e 68), raio da morte (Captain Marvel Adventures 138), bomba h (Captain Marvel Adventures 145), acido (Captain Marvel Adventures 99 e 134), vibrações (Captain Marvel Adventures 89), raio capaz de incendiar um planeta inteiro (Whiz Comics 123), etc... Ele venceu vários deuses (Captain Marvel Adventures 31 e 92, Whiz Comics 87 e 125), numa hq ele vence o deus Marte que havia juntado seus poderes com outros cinco deuses, isso lembra a história do Superman vs Zha-vam. O Capitão Marvel ainda tinha o "Marvel sopro" (Whiz Comics 144), podia hipnotizar (Whiz Comics 18) e o soco atômico (Captain Marvel Adventures 88). Ele tinha a perícia em combate de Aquiles além da coragem (Captain Marvel Adventures 144). O capitão Marvel destruía planetas facilmente (Captain Marvel Adventures 43 e 141). A família Marvel ultrapassava a velocidade da luz (Captain Marvel Adventures 79 e 145, Captain Marvel jr 56, Mary Marvel 9) e a barreira do tempo e espaço (Captain Marvel Adventures 145, Captain Marvel Jr 95). A família Marvel ainda conseguiu sobreviver o "além do inifito" onde nada existia ou podia sobreviver (Marvel Family 68). Sobre o fato do Superboy ter puxado vários planetas (Superboy 140) sabemos que uma estrela pesa muito mais que vários planetas. Quando o Capitão Marvel foi para a DC em 1973 (Shazam 1) a explicação para seu sumiço foi que o mundo do Capitão Marvel estava congelado graças ao dr. Sivana e seu "suspendium" e quando o Capitão Marvel recobra a memória ele pensa isso (pagina 6): "... Eu acho que meus músculos foram enfraquecidos pela longa inatividade." Isso parece ser confirmado pela própria DC já que na Fawcett os membros na família Marvel moviam estrelas e planetas sozinhos e na DC eles só conseguiam fazer isso juntos ou com mais de um membro do grupo. A DC nos anos 70 estava tentando deixar os seus heróis mais humanos provavelmente para combater o sucesso da Marvel Comics.

      Excluir
    3. Olá, Sandro. Muito obrigado pelas referências. Pela sua descrição, de fato o C. Marvel "pré-crise" era equiparável ao Superman "pré-crise". Eu verifiquei alguma de suas referências (aqui há um bom debate: http://www.comicvine.com/superman/4005-1807/forums/pc-superman-even-can-survival-big-bang-1456568/) e, ao que me parece, o limite dos poderes do C. Marvel do final dos anos 40 era apenas a imaginação dos escritores. E, embora C. Marvel não tenha o mesmo número de feitos extraordinários (e absurdos) que o Superman da era de prata (talvez porque C. Marvel tenha contado com menos publicações), no entanto estou convencido de que podemos equipará-los. Por isso, suprimi minhas observações finais contidas nesta publicação, por estar convencido de que não há diferenças substanciais entre o C. Marvel do fim dos anos 40 e o Superman da Era de Prata. Sandro, obrigado por participar e contribuir com este blog. Abraços!

      Excluir
  3. Nas estórias da Fawcett é dito bem claro que a força (Captain Marvel Adventures #028 e 139), poder (Captain Marvel Adventures #139), resistência (Captain Marvel Adventures #144) e velocidade (Captain Marvel Adventures #098) do Capitão Marvel eram ilimitados.

    ResponderExcluir